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FORMULACAO DE POLITICAS []
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Id:466 - (741)
Autor:Campos, Francisco Eduardo de; Leite, Marcelo Torres Teixeira; Fekete, Maria Cristina; Nicolau Girardi, Sábado.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A questão dos recursos humanos e a reforma sanitária^ipt / Human resources and the sanitary reform
Fonte:Educ. méd. salud;21(4):374-385, 1987. .
Resumo:Neste trabalho o autor trata suscintamente os principais aspectos que são pontos nodais para o estabelecimento de uma política de recursos humanos para o setor saúde. Não se buscou traçar prioridades ou determinar estratégicas a serem usadas. A Comissão Nacional da Reforma Sanitária (CNRS) competirá a decisão política e a condução estratégica do processo. O texto se divide nos seguintes tópicos: distribuição de recursos humanos; desigualdade nas condições de inserção no mercado de trabalho; preparação e formação; composição interna das equipes e valorização do profissional. Cada tópico é abordado com a caracterização do problema, propostas de enfrentamento e suas implicações^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Estratégias Regionais
Formulação de Políticas
Distribuição de Médicos
Brasil
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/1052.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH – C-03 – 031

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Id:438 - (713)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Pan American Health Organization*.
Título:Proposed Regional Medical Library Center for Latin America^ien ..-
Fonte:Washington, D.C; Pan American Health Organization; 1965. 21 p. .
Resumo:Comunicação eficaz e eficiente da nova informação biomédica é essencial para o desenvolvimento e crescimento da pesquisa médica e de programas educacionais. Visto os graves problemas de insuficiência de informações na América Latina, o Comitê Consultivo para a Pesquisa Médica da Organização Panamericana da Saúde realizou uma reunião na Biblioteca Nacional de Medicina em 13 de janeiro de 1965. Estiveram presentes representantes da Organização Panamericana da Saúde, a Biblioteca, o Departamento de Estado e os EUA Book Exchange, juntamente com várias pessoas experientes no campo da educação e da pesquisa biomédica da América Latina. Os membros do grupo discutiram as graves deficiências em serviços de informação da América Latina e recomendaram fortemente que uma forma eficaz de responder às necessidades seria estabelecer uma biblioteca central médica regional na América Latina. Esta biblioteca serviria de núcleo central de recursos de informação sobre a qual toda a comunidade biomédica da América Latina poderia desenhar, além de apresentar algumas das mais recentes tecnologias de comunicação, tais como o programa MEDLARS da Biblioteca Nacional de Medicina, um sistema informatizado de armazenamento e recuperação da informação. Para auxiliar no desenvolvimento dos recursos do centro regional, a Biblioteca Nacional de Medicina disponibilizaria seus mais de meio milhão de créditos nos EUA Book Exchange, uma organização de serviços cooperativos, que reúne e divulga publicações excedentes de suas muitas instituições membros. Para examinar tal possibilidade, foi realizado um estudo de viabilidade, pelo Dr. David A. Kronick e o Dr. Mortimer Taube, cujos relatórios de viagem e recomendações são anexados a esta proposta^ipt.
Descritores:Pesquisa
Apoio a Pesquisa como Assunto
Organização Pan-Americana da Saúde
Serviços de Biblioteca
Formulação de Políticas
América Latina
 Região do Caribe
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/English/ACHR/RES4_12.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - F01 - 023

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Id:386 - (660)
Autor:Soper, Fred Lowe.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Informe sobre el Programa de la Oficina Sanitaria Panamericana^ies / Report on the Programme of the World Health Organization
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;27(11):977-997, nov. 1948. .
Resumo:O Código Sanitário Panamericano de 1924, sob cujo tratado funciona a Oficina, estabeleceu muitas funções e deveres adicionais para o mesmo, que foram adicionados de tempos em tempo, através das Conferências Sanitárias Pan-Americanas. Nestas conferências também são estabelecidas recomendações especiais para que se tornem ações comuns, por parte dos governos, diversos problemas que perpassem por assuntos como administração sanitária, escolas de higiene, enfermaria sanitária, mortalidade infantil, entre outros. A Oficina Sanitária Panamericana nunca tinha fundos suficientes para a realização do programa que lhe é autorizada. Ela vem sempre dependendo do Serviço de Sanidade Pública dos Estados Unidos, para a maior parte do seu pessoal profissional, e levou ao fim muitos de seus estudos de campo com fundos recebidos do Instituto Nacional de Higiene. Durante a II Guerra Mundial foram recebidos fundos suplementares de algumas outras organizações de salubridade para levar a cabo outros programas, porém se reduziu consideravelmente durante os últimos anos. As quotas com que se contribuem os Estados Membro tem sido dedicadas principalmente para sustentar o pessoal na oficina central, para coletar e distribuir informes estatísticos e para a publicação do Boletim mensal que é amplamente distribuído para toda a América Latina. Quando se dispuseram de alguns fundos para novos programas de campo durante a época da II Guerra Mundial, não se efetuou o aumento necessário de pessoal da oficina central, se modernizou a organização da Oficina para poder satisfazer as atividades crescentes. Sendo assim, este documento propõe um novo programa para a Oficina Sanitária Pan-Americana, focando em vários fatores como ações, atividades, intercâmbio de pessoal, erradicação de doenças, entre outros^ipt.
Descritores:Organização Pan-Americana da Saúde/hstt
Planos e Programas de Saúde
Formulação de Políticas
América Latina
 América Central
 América do Sul
 América do Norte
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v27n11p977.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 002

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Id:316 - (495)
Autor:Sonis, Abraam.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Bases para la formulación de una política de recursos humanos a nivel nacional^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;7(3-4):265-284, 1973. .
Resumo:Assinala que o planejamento dos recursos humanos em saúde não pode ser focalizado isoladamente, já que é parte integrante do sistema de atendimento da saúde. Acredita que se deve entender por planejamento o processo que tem por objetivo introduzir modificações no sistema, e que se deve concebê-lo como uma busca racional de mecanismos de administração futura. Logo, o planejamento e a política são inseparáveis; ambos são fases de um mesmo processo. A formulação e a aplicação de uma política de recursos humanos em saúde exige uma visão simultânea de variáveis de interação mútua, que se manifestam num contexto complexo e fortemente influenciado por fatores de natureza diversa. Cabe às universidades desempenhar um papel de destaque na formulação dessa política, para o que se devem transformar em verdadeiros centros de experiência na matéria. Será necessário eliminar dos órgãos educacionais as restrições que obrigam à adoção de padrões docentes prefixados que se baseiam fundamentalmente no ensino e não na aprendizagem. Tal política deve também levar em consideração a filosofia, a estrutura e a administração dos órgãos de ensino, de modo que haja coincidência de objetivos. Deve, além disso, contemplar uma profunda revisão das necessidades que enfrenta o setor da saúde ao se defrontar com problemas cuja solução não pode ser protelada por se tratarem de terminantes necessidades da população. Entre outros conceitos que se deverão levar em conta na aplicação de uma política de recursos humanos em saúde, assinala os seguintes: a comunidade deve estar consciente de seu papel na formação de recursos, a fim de tomar parte ativa em sua orientação; deve-se facilitar a divulgação precoce das características e possibilidades de cada profissão de saúde entre os estudantes secundários; devem-se estabelecer adequadas condições de trabalho para o pessoal; será preciso melhorar a utilização do pessoal de saúde existente; deve-se facilitar a mobilidade vertical e horizontal nas profi...(AU)^ies.
Descritores:FORMULACAO DE POLITICAS
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/42024.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 018

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Id:310 - (489)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Médici, André Cezar; Oliveira, Francisco E. B; Beltrão, Kaizô Iwakami
Título:Universalização com qualidade: uma proposta de reorganização do sistema de saúde no Brasil^ipt Universalization with quality: a proposal of reorganization of health system in Brazil-v.3
Fonte:s.l; IBGE; fev. 1993. 22 p. .
Resumo:Trata sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecido no Brasil a partir da Constituição de 1988, o qual revela, desde sua origem, mérito e fragilidade. Os méritos estão refletidos no plano das intenções de montar um sistema universal, equânime e integral. As fragilidades remetem à ineficácia da estratégia montada para atingir tais objetivos^ipt.
Descritores:Política, planejamento e administração em saúde
Reforma dos serviços de saúde
Sistemas de saúde
Qualidade dos cuidados de saúde
Formulação de políticas
 Estratégias
 Financiamento em saúde
 Custos de cuidados de saúde
 Qualidade da assistência à saúde
 Sistema Único de Saúde
 Brasil
Localização:OHS/ORH - E-04 - 004

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Id:276 - (455)
Autor:Santos, Izabel dos; Souza, A.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Formação de pessoal de nível médio pelas instituições de saúde: Projeto Larga Escala, uma experiência em construção^ipt.
Fonte:Saúde debate;25:61-64, 1989. .
Resumo:Analisa o processo de formulação de um projeto pedagógico, como alternativa política para resolver o problema da qualificação profissional do pessoal de saúde de nível médio. Relata aspectos políticos da questão, abordando os problemas e suas dimensões no contexto do movimento de democratização do sistema de saúde brasileiro e as transformações ao nível da oferta de serviços e da prática profissional desses trabalhadores. Em seguida destaca os elementos infra-estruturais de apoio permanente ao processo e os aspectos essenciais da proposta pedagógica. Finaliza destacando os elementos essenciais na condução e efetivação do processo: a supervisão e a organização de serviços de saúde^ipt.
Descritores:Formulação de Projetos
Formulação de Políticas
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Saúde Pública
Promoção da Saúde
Desenvolvimento de Programas
Sistemas de Saúde
Localização:OHS/ORH - C-01 - 008

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Id:265 - (444)
Autor:Maio, Marcos Chor.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Demandas globais, respostas locais: a experiência da Unesco na periferia no pós-guerra^ipt.
Fonte:In: Maio, Marcos Chor.Ciência, política e relações internacionais: ensaios sobre Paulo Carneiro^ipt. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2004. p.145-168.
Resumo:Analisa dois projetos que contaram com a participação direta de Paulo Carneiro. O Projeto do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica, que propunha a criação de um centro de pesquisas na Amazônia, contando com a participação de vários países latino-americanos; e o Projeto de Relações Raciais, organizado pelo Departamento de Ciências Sociais, aprovado pela Conferência Geral da Unesco de 1950 e teve como uma de suas atividades a realização de pesquisa piloto sobre relações raciais no Brasil, sendo considerado um marco na institucionalização das ciências sociais no país^ipt.
Descritores:Agências Internacionais
Organismos Nacionais de Ciência e Tecnologia
Relações Raciais
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura
Formulação de Políticas
Políticas y Cooperación en Ciencia, Tecnología e Innovación
Brasil

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Id:263 - (442)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Chaves, Mário; Rosa, Alice Reis
Título:Educação Médica nas Américas: o desafio dos anos 90^ipt ..-
Fonte:São Paulo; Cortez; 1990. .
Resumo:Apresenta um diagnóstico e análise prospectiva da educação médica bem como das proposições para seu desenvolvimento. Reflete a perplexidade de muitos e a pluralidade de suas idéias diante dos descaminhos da sociedade industrial face às portas que se abrem para a sociedade pós-industrial^ipt.
Descritores:ESCOLAS MÉDICAS
EDUCAÇAO DE POS-GRADUAÇAO EM MEDICINA
Educação Médica
Educación Médica Continua
Formação de Recursos Humanos
Acordos de Cooperação para a Formação
Formulação de Políticas
Cooperação Internacional
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

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Id:261 - (440)
Autor:Campos, André Luiz Vieira de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Políticas internacionais de saúde na era Vargas: o Serviço Especial de Saúde Pública^ipt.
Autor:Gomes, Angela de Castro
Título:Capanema: o ministro e seu ministério^ipt ..-
Fonte:Rio de Janeiro; Fundação Getulio Vargas; 2000. 269 p. .
Resumo:Analisa o Serviço Especial de Saúde Pública enquanto agência responsável pela institucionalização das políticas públicas de saúde no Brasil. O SESP surgiu atrelado à política externa dos Estados Unidos para a América Latina em função da Segunda Guerra Mundial. Foi a principal responsável pela organização da infra-estrutura sanitária da maioria dos estados brasileiros^ipt.
Descritores:Políticas Públicas de Saúde
Formulação de Políticas
Serviços de Saúde
Política de Saúde
Brasil

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Id:260 - (439)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Gomes, Angela de Castro
Título:Capanema: o ministro e seu ministério^ipt ..-
Fonte:Rio de Janeiro; Fundação Getulio Vargas; 2000. 269 p. ^bilus.
Descritores:Políticas Públicas de Saúde
Formulação de Políticas
Serviços de Saúde
Política de Saúde

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Id:252 - (431)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos
Título:Lei n. 6229, de 17 de julho de 1975^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 18 jul. 1975. .
Resumo:Dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Saúde.
Descritores:Sistema Único de Saúde
Política de Saúde
Formulação de Políticas
Políticas Públicas de Saúde
Saúde
 Brasil
Meio Eletrônico:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6229impressao.htm
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - A-02 - 025

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Id:227 - (406)
Autor:Pierantoni, Célia Regina; Varella, Thereza Christina; França, Tânia.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Recursos humanos e gestão do trabalho em saúde: da teoria à prática^ipt.
Fonte:Cadernos RH Saúde;3(1):27-38, mar. 2006. .
Resumo:Aborda questões sobre: a ausência da política de recursos humanos em saúde apontando as prováveis razões e retrata através de um quadro os aspectos estruturais de RH; desigualdade da distribuição da rigueza no mundo e o foco das agencias bilaterais e multilaterais em reduzir a pobreza dos países menos desenvolvidos; a importância do planejamento e gerenciamento de recursos humanos em saúde como pontos nodais para o equacionamento dos profundos problemas relacionados a baixa capacidade institucional, particularmente para implementação de política setorial. Descreve os objetivos da agenda internacional; estratégias da OMS focalizadas para a área de recursos humanos a serem implantadas a curto, médio e longo prazos e a complexidade que envolvem essas ações^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Administração de Recursos Humanos em Saúde
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Políticas Públicas de Saúde
Ação Intersetorial
Sistemas de Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Diretrizes para o Planejamento em Saúde
Formulação de Políticas
Desenvolvimento da Comunidade
Meio Eletrônico:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_rh.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-04 - 024

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Id:213 - (392)
Autor:Giovanella, Ligia.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:As origens e as correntes atuais do enfoque estratégico em planejamento de saúde na América Latina^ipt / The origens of current tendencies in the strategia approach to health planning in Latin America
Fonte:Cad. saúde pública;7(1):26-44, jan.-mar. 1991. .
Resumo:Apresenta um breve histórico do planejamento econômico e do planejamento em saúde na América Latina. Aponta três vertentes do enfoque estratégico do planejamento em saúde e suas origens na discussão do planejamento para o desenvolvimento da América Latina, na administração estratégica empresarial e na discussão e crítica do método Cendes/Opas.(AU)^ipt.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAÚDE
PLANEJAMENTO SOCIOECONÔMICO
MÉTODO CENDES-OPAS
FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS
 AMÉRICA LATINA
 VENEZUELA
 CHILE
 COLÔMBIA
 ARGENTINA
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/pdf/csp/v7n1/v7n1a04.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C04 - 013

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Id:171 - (350)
Autor:Cunha, Luiz Antônio.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Ensino médio e ensino técnico na América Latina: Brasil, Argentina e Chile^ipt / Mid level schooling and vocational training in Latin America: Brazil, Argentina and Chile
Fonte:Cadernos de Pesquisa;(111):47-70, dez. 2000. .
Resumo:Analisa políticas educacionais em três países latino-americanos (Brasil, Argentina e Chile), nos anos 1980 e 1990, comparando-as, em cada país, com as das décadas anteriores, assim como entre uns e outros. Como foco de análise, toma a educação intermediária, definida como a posicionada entre a educação obrigatória e a educação superior. As políticas para esse segmento, em cada país, foram examinadas com referência à persistência e/ou à mudança da dualidade estrutural. Conclui que Brasil e Argentina elaboraram e implementam políticas tendentes ao reforço da dualidade, ao passo que o Chile anuncia políticas de sua atenuação. (AU)^ipt.
Descritores:EDUCACAO PRIMARIA E SECUNDÁRIA
FORMULACAO DE POLITICAS
BRASIL
 ARGENTINA
 CHILE
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/cp/n111/n111a03.pdf

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Id:69 - (248)
Autor:Neri, Aldo Carlos.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La formación del recurso humano y las necesidades de los servicios de salud^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;9(3):272-284, 1975. .
Resumo:Formula considerações sobre o problema dos recursos humanos em saúde nos países das Américas. Destaca a estreita relação entre esse problema e o estilo organogramático do sistema que absorve tais recursos, bem como os mecanismos que definem as políticas vigentes a respeito em cada sociedade. Enumera e explica as forças que definem as políticas setoriais de recursos humanos: a estrutura de poder vigente no setor da saúde; a tendência à profissionalização de algumas ocupações do setor da saúde; a diferente motivação revelada pela população ao se orientar para as profissões da saúde. Assinala as características dos processos de planejamento dos recursos humanos na região. Finalmente, dá ênfase aos aspectos que se devem levar em conta na reformulação dos rumos que possam revelar maiores probabilidades de êxito para a solução do problema. (AU)^ies.
Descritores:OCUPACOES EM SAUDE/educ
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE/org
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE/util
FORMULACAO DE POLITICAS
AMERICAS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/4395.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 002

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Id:35 - (214)
Autor:Lemos, Mario Machado de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Discurso del ministro de Salud del Brasil, dr. Mario Machado de Lemos, en nombre de la mayoría de los participantes en la III Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas^ies.
Fonte:In: Organización Panamericana de la Salud; Oficina Sanitaria Panamericana.III Reunión Especial de Ministros de Salud de las Americas^ies. Washington, Oficina Sanitaria Panamericana, sep. 1973. p.18-20.
Conferência:Apresentado em: Reunión Especial de Ministros de la Salud de las Américas, 3, Santiago, 2-9 oct. 1972.
Resumo:Menciona a magnitude e complexidade das tarefas a serem realizadas na reunião, destinada a avaliar resultados, estabelecer objetivos e metas e definir atividades, diretrizes e mecanismos que permitam satisfazer aspirações de mais de 300 milhões de habitantes da região. Afirma que, na América Latina, o desenvolvimento da saúde pública acarretou uma expansão demográfica sem precedentes, cujas conseqüências socioeconômicas constituem um desafio para o planejamento médico-sanitário e social. Exalta os governos latino-americanos a promoverem uma política de saúde com novas bases estruturais e administrativas e apoio técnico da OPAS/OMS, de modo a atingir os seguintes objetivos: planificação racional, organização e administração adequada dos serviços, formação e treinamento de pessoal, e pesquisa científica. Enfatiza a urgência na adoção de medidas voltadas para: saúde de mães, gestantes, lactantes e pré-escolares; redução de mortalidade infantil, acidentes de trabalho, subnutrição e parasitoses; ampliação do acesso às conquistas tecnocientíficas na área da saúde; saúde mental; e extensão dos serviços às populações carentes. Cita como conquistas da América Latina, na última década, as taxas decrescentes de algumas doenças e a erradicação da malária. Conclama os países reunidos a formarem uma grande comunidade de saúde latino-americana a despeito das diferenças político-ideológicas, de modo a otimizar os poucos recursos disponíveis, a exemplo do modelo de cooperação multinacional realizado pelos Centros Panamericanos da OPAS/OMS(AU)^ipt.
Descritores:CONGRESSOS
FORMULACAO DE POLITICAS
POLITICA DE SAUDE
COOPERACAO INTERNACIONAL
ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
AMERICA LATINA
 AMERICAS
Localização:OHS/ORH - F-01 - 013

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Id:12 - (191)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud. Centro Panamericano de Planificación de la Salud*.
Título:Formulación de políticas de salud^ies ..-
Fonte:Santiago; Centro Panamericano de Planificación en Salud; 1975. 59 p. ^bquadros.
Resumo:Apresenta conceitos e orientações sobre formulação de políticas de saúde, com enfoque no planejamento. Descreve os componentes políticos, tecno-administrativos e tecno-operacionais dos serviços e do planejamento da saúde. Estabelece as relações entre formulação de políticas de saúde e planejamento. Indica os principais elementos metodológicos para a formulação de políticas de saúde, incluindo definição de proposições políticas, análise de factibilidade e coerência e desenho das respectivas estratégias. Discute as formas documentais e jurídicas em que a política pode ser elaborada, segundo seu conteúdo, uso, necessidades estratégicas e demandas operacionais de execução. Aborda os aspectos da situação de saúde (estado de saúde, serviços e sistemas de saúde e seus condicionamentos) que podem ser objeto de formulação de políticas [DP](AU)^ipt.
Descritores:FORMULACAO DE POLITICAS
DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
POLITICA DE SAUDE
Localização:OHS/ORH - E-04 - 008; BR526.1; 362.1, C397f; US1.1

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Id:9 - (188)
Autor:Arias, Jaime.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Estrategias para la formulación de políticas sobre recursos humanos en salud^ies.
Fonte:In: Duque, Luis Fernando.Recursos humanos y salud. Medellín^ies. Medellín, Federación Panamericana de Asociaciones de Falcultades (Escuelas) de Medicina, 1977. p.133-151^bgraf.
Conferência:Apresentado em: Conferencia Panamericana Sobre Recursos Humanos y Atención Médica: El Personal de Niveles Medio y Básico Como Factor de Cambio en los Sistemas de Salud, Medellín, 1975.
Resumo:Apresenta as fases do processo de formulação de políticas: da detecção de problemas à fixação da política e sua implementação. Sobre esta última, descreve as etapas de identificação e análise dos organismos envolvidos em políticas de saúde; a formulação de estratégias para discutir as propostas; o processo de negociação e bases para os acordos; e a formulação das políticas propriamente dita. Indica as limitações políticas, técnicas, culturais e econômico-tecnológicas para a implementação de políticas inovadoras visando a formação e utilização de recursos humanos para a saúde(AU)^ipt.
Descritores:FORMULACAO DE POLITICAS
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
Localização:OHS/ORH - B-01- 007

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Id:5 - (184)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Duque, Luis Fernando
Título:Recursos humanos y salud^ies ..-
Fonte:Medellín; Federación Panamericana de Asociaciones de Falcultades (Escuelas) de Medicina; 1975. 174 p. ^btab, ^bgraf.
Conferência:Apresentado em: Conferencia Panamericana Sobre Recursos Humanos y Atención Médica: El Personal de Niveles Medio y Básico com Factor de Cambio en los Sistemas de Salud, Medellín, 1975.
Resumo:Textos apresentados na Conferência Pan-Americana de Recursos Humanos e Atenção Médica e relatório final do evento [DP](AU)^ipt.
Descritores:RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
OCUPAÇÕES RELACIONADAS COM A SAÚDE/formação
EDUCAÇÃO MÉDICA
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS E RESULTADOS (CUIDADOS DE SAÚDE)
FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS
AMERICA LATINA
Localização:OHS/ORH - B-01 - 312



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